segunda-feira, 4 de maio de 2009

Minha vida assisense: os feriados

No primeiro ano você se dá ao luxo de ir embora de Assis em todos os feriados, não importa se ele dura três dias ou uma semana inteira: você vai embora. Ano passado, além de estar no primeiro ano, foi um ano que faltavam feriados, principalmente no segundo semestre, então sei bem o quão deprimente foi ficar em Assis em um feriado.
Você caça as pessoas e gruda nelas pra se livrar do tédio. Programação não tem muita, a boa é ficar em casa, fazer algo gostoso pra comer, beber e assistir algum filme. Naquele meu primeiro feriado, além de tudo isso, destruí uma cama sem querer, bebi e passei mal pela primeira vez por causa da bebida, a ponto de não lembrar das coisas, andei acompanhada na última noite do feriado prolongado em busca de algo para se fazer e, descobrimos naquele dia que as pessoas fazem isso, pois encontramos alguns conhecidos andando em busca de algo por fazer assim como nós, mas a coisa que mais me surpreendeu naquele feriado, foi algo que só se vê em desenhos animados: uma bola de feno pulou solitária pela avenida Dom Antônio. É engraçado lembrar disso agora, mas no momento só conseguia pensar que a cidade por si só emanava o tédio do feriado.
Esse ano já comecei a ter uma visão diferente. O tédio de feriado que emana na cidade continua o mesmo, e aparentemente não vai mudar tão cedo, só que agora eu assisto o desespero dos novatos pra ir embora em todos os feriados, e olha que eles tiveram praticamente um mês de folga com o número inacabável de feriados, enquanto eu estava em Assis numa boa, porque todos meus amigos estavam aqui. Ninguém estava com pressa de ir embora, afinal, três meses longe dessa terrinha, por mais que não seja igual voltar pra casa e comer uma comida muito mais saborosa que a que você faz todos os dias, são três meses longe de todas aquelas experiências únicas que o seu outro lar não proporciona. Logo, ficar em Assis em feriados não é mais um problema. Você fala "vamos fazer alguma coisa?" e, quando você vê, todo mundo está junto fazendo nada, mas o tédio não está te tomando. Tipo um churrasco com dez pessoas, num domingo onde, para não pensar que você poderia estar na Virada Cultural, você resolve que assistir a final do Paulistão é a boa pra reunir a galera. Não que a grande parte realmente liga de ficar olhando a TV e assistir um jogo besta, mas é só uma desculpa que funciona, muito bem diga-se de passagem.
Mas que a bola de feno vai ficar nas minhas memórias de coisas absurdas... Ah, se vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário